Consórcio PCJ firma pacto pela integração da Água no Plano de Ação sobre as Mudanças Climáticas

Entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro, em Paris, na França, acontecerá a COP 21, a Conferência sobre Clima, também conhecida como a “Conferência das Partes”, com a presença de 196 países. Atento aos impactos das mudanças climáticas na gestão dos recursos hídricos, o Consórcio PCJ assinou pacto pela integração da Água no Plano de Ação sobre as Mudanças Climáticas, em particular para dar início ou reforçar as ações de adaptação ambiental nos ecossistemas aquáticos superficiais, subterrâneos e costeiros.
O documento foi elaborado pela Rede de Organismos de Bacias (RIOB), do qual o Consórcio PCJ participa como membro do Comitê de Ligação (espécie de diretoria da rede), e enviado a todos os mais de 100 países participantes para ser ratificado, com envio de sugestões baseadas em suas realidades locais.

Além de assinar o pacto, o Consórcio PCJ enviou seu plano de ação, respeitando as orientações indicadas pela RIOB para a realização de atividades pertinentes ao tema. Sob o título “Formando Cidades Resilientes às Mudanças Climáticas para a Garantia de Água na Região Sudeste do Brasil”, o projeto da entidade tem como objetivo tornar as bacias hidrográficas menos vulneráveis à ocorrência de eventos hidrológicos extremos, tendo como foco do trabalho a capacitação de gestores municipais.

A iniciativa quer deste modo fomentar a elaboração e a implementação de políticas públicas voltadas à gestão dos recursos hídricos, além de contribuir com a divulgação e implantação de iniciativas e tecnologias sociais que busquem soluções para o enfrentamento dos eventos hidrológicos extremos.

O Consórcio PCJ quer ainda monitorar as discussões e a promulgação de leis nos municípios com o objetivo central de promover uma gestão hídrica mais eficiente, garantindo água em quantidade e qualidade à toda comunidade, visando o abastecimento urbano, rural e industrial.

Para a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, é necessário que os habitantes do planeta como um todo estejam melhor preparados para os eventos extremos, pois, essa será uma realidade constante daqui para frente. “Em nossa viagem técnica à Israel conhecemos diversas tecnologias voltadas ao gerenciamento hídrico que permitem enfrentarmos sem grandes impactos essa inconstância climática, algo que tende a ser uma realidade mais presente nos próximos anos e não eventos isolados ou esporádicos”, comenta.

Andréa ainda atenta para o papel da sensibilização nesse processo. “No entanto, a sensibilização do poder público e da comunidade acerca dessa situação são o ponto central para o sucesso na garantia de água para o futuro, visto que, em meio a essas mudanças climáticas, para termos qualidade de vida, teremos que nos adaptar a elas”, comenta.

Sobre a COP

A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo decisório no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB. As quatro primeiras reuniões da COP foram realizadas anualmente. A partir da quinta reunião, a COP passou a se reunir de dois em dois anos. Trata-se de reunião de grande porte que conta com a participação de delegações oficiais dos 188 membros da Convenção sobre Diversidade Biológica (187 países e um bloco regional), observadores de países não-parte, representantes dos principais organismos internacionais (incluindo os órgãos das Nações Unidas), organizações acadêmicas, organizações não-governamentais, organizações empresariais, lideranças indígenas, imprensa e demais observadores.

Neste ano, mesmo após os atentados terroristas, a realização da COP está mantida pelos organizadores. A conferência será realizada em Le Bourget, ao norte de Paris, entre 30 de novembro e 11 de dezembro. A COP21 visa fazer com que 195 países, reunidos sob os auspícios das Nações Unidas, adotem um acordo global para frear o aquecimento global. Almeja também cumprir os compromissos dos países para conter o aumento da temperatura de até 2 graus Celsius em relação à era pré-industrial.

Sobre a RIOB

A RIOB é considerada uma das mais importantes entidades ligadas à água no mundo. Ao lado do Escritório Internacional da Água e do Conselho Mundial da Água, forma a tríade de grande representatividade nas decisões globais no que tange a gestão de recursos hídricos e uso racional da água. O Consórcio PCJ é uma das entidades participantes desses três fóruns de discussões e contribui ativamente com suas experiências, o que projeta a entidade a um enorme prestígio internacional.

Jornalista Responsável: Murilo Ferreira de Sant’Anna (MTB 56896)

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo