Consórcio PCJ consulta secretário de saneamento e recursos hídricos sobre situação das obras dos reservatórios em Amparo e Pedreira

O secretário de Saneamento e Recurso Hídricos do Estado de São Paulo, Ricardo Borsari, recebeu na tarde dessa segunda-feira, dia 03 de dezembro, integrantes do Consórcio PCJ para discutir sobre as obras dos reservatórios em Amparo, no Rio Camanducaia, e Pedreira, no Rio Jaguari. Participaram do encontro o presidente da entidade e prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza, acompanhado do secretário executivo do Consórcio, Francisco Lahóz, e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico. Também acompanhou a reunião o deputado federal Vanderlei Macris.

Borsari atentou que o processo licitatório das barragens já foi finalizado e no momento estão sendo tomadas as providências de complementação de documentos ambientais para as duas obras. Segundo ele, a represa de Pedreira está com o processo mais adiantado restando somente a apresentação de um relatório ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Já a de Amparo depende do atendimento de exigências solicitadas pela Agência Nacional de Águas (ANA).

A reunião com o secretário de saneamento e recursos hídricos acontece após demanda levantada pelo Conselho de Associados do Consórcio PCJ, em assembleia realizada no dia 23 de novembro, em Americana (SP), quando foi atentando para a importância de se agilizar as obras dos reservatórios, considerados de extrema importância para a sustentabilidade hídrica da região das Bacias PCJ.

Os novos reservatórios serão construídos pelo Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). As barragens serão construídas abaixo do complexo Cantareira e têm por objetivo criar uma reserva hídrica estratégica nas Bacias PCJ.

De acordo com o projeto, o reservatório de Pedreira ocupará uma área de 4,3 quilômetros quadrados, terá capacidade para acumular 31,9 milhões de metros cúbicos de água e vai permitir uma vazão regularizada de 8,5 mil litros de água por segundo.

O reservatório Duas Pontes, no Rio Camanducaia, em Amparo, deverá ocupar uma área de 8,8 quilômetros quadrados, terá capacidade para 53,4 milhões de metros cúbicos e vai permitir uma vazão regularizada de 8,7 mil litros de água por segundo.

O conjunto vai beneficiar a mais de 5,5 milhões de habitantes em 22 municípios da região: Amparo, Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Campo Limpo, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo