Consórcio PCJ comemora 25 anos em 2014

Água. Nunca se falou tanto dela como em 2014. A máxima de que a “água é um bem finito e que temos de preservá-la ao máximo” saiu de livros, de discursos politicamente corretos e de alertas feitos por diversas entidades e organismos ambientais para a realidade do dia a dia das pessoas no Estado de São Paulo. A mais grave crise hídrica vivida pela região afetou diretamente o modo como vemos e consumimos esse precioso líquido. Em meio à busca incessante de municípios para garantir água para o abastecimento público, das empresas em não pararem suas plantas e dos irrigantes garantirem a produção de alimentos, a região das Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ) precisou como nunca do Consórcio PCJ, uma associação de usuários de água, preocupada desde 1989 em garantir água de qualidade e em quantidade para o desenvolvimento sustentável.Não seria um exagero dizer que os 25 anos do Consórcio foram vivenciados de forma resumida durante esse ano de 2014. Cada um dos feitos e avanços propiciados pela entidade, seus alertas, suas orientações ambientais realizadas nesses anos todos foram todas testadas no último ano e se mostraram acertadas.
O forte empenho do Consórcio PCJ na despoluição dos rios nunca se fez tão necessário como agora. Mesmo com vazões críticas que os mananciais estão apresentando nessa estiagem, batendo recordes negativos a cada dia, as estações de tratamento de água de municípios e empresas estão conseguindo dar potabilidade à água captada. Imaginem se o tratamento de esgoto, que em 1989 era de 3% quando o Consórcio foi fundado, não tivesse saltado para os atuais 60%. Certamente, a crise estaria mais grave ainda.
As nascentes também apresentam exaurimento prejudicando as vazões de afluência aos reservatórios do Sistema Cantareira e nos afluentes das calhas principais dos rios das Bacias PCJ. Desde 1991, o Consórcio realiza o Programa de Proteção aos Mananciais que já plantou mais de 4 milhões de mudas de árvores nativas em matas ciliares e em nascentes, objetivando ampliar a oferta de água.
A entidade sempre esteve engajada em garantir a disponibilidade hídrica para atender as demandas para o desenvolvimento futuro de uma das principais regiões econômicas do Brasil, responsável por 7% do PIB nacional. Os reservatórios de Amparo e Pedreira, no interior de São Paulo, foram previstos por estudo do Consórcio PCJ em parceria com o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), em 1992. Atualmente, o foco de nossa entidade está em construir e garantir reservas técnicas, seja de reservatórios de água bruta ou tratada, para que possamos aprender com a crise de 2014 e preparar as Bacias PCJ para caso ocorra um fenômeno similar nos próximos anos.
A participação da população nesse processo é importante e a crise hídrica revelou que a educação ambiental não pode ser interrompida nunca. Em 20 anos de realização do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, o Consórcio PCJ já capacitou de forma direta e indireta, cerca de 4 milhões de pessoas. E mesmo assim, ainda é preciso capacitar mais, continuar a ampliar o número de alunos atendidos, que hoje está em 180 mil por ano, para evitarmos que cenas como o de pessoas lavando calçadas e carro, em plena a pior crise hídrica não sejam registradas pela mídia, como vimos em diversas ocasiões.
Portanto, passados 25 anos, podemos ver no dia a dia das pessoas que habitam as Bacias PCJ, como elas ainda precisam e muito do Consórcio PCJ. Nossa entidade é o porto seguro para o desenvolvimento sustentável de nossa região, porque somos referência nacional e internacional de gestão de recursos hídricos e temos muito a contribuir com a sociedade e com a gestão que garanta água para nosso futuro.
Parabéns aos 43 municípios e 30 empresas que acreditam no trabalho do Consórcio PCJ e parabéns a você, cidadão comum, porque ao lado de nossos técnicos e colaboradores, juntos estamos transformando a cultura de trato da água.
Feliz 25 anos Consórcio PCJ!
Reinaldo Nogueira
Presidente do Consórcio PCJ e Prefeito de Indaiatuba
Fonte: Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo