Consórcio PCJ, ARES-PCJ e Agência PCJ assinam Acordo de Cooperação para criação de Centro de Capacitação em Saneamento

Os presidentes do Consórcio PCJ, ARES-PCJ e Agência das Bacias PCJ assinaram na manhã da última sexta-feira, dia 28, no Teatro Municipal de Nova Odessa (SP), durante a Reunião de Diretoria do Consórcio, Acordo de Cooperação que irá criar o 1º Centro de Capacitação na área de saneamento e recursos hídricos das Bacias PCJ, com o objetivo de capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. Também foi anunciado na ocasião, que os três primeiros cursos pilotos desse Centro serão aplicado até o final de 2018.

Estiveram presentes à assinatura do acordo, as autoridades: o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, o Presidente da ARES-PCJ e prefeito de Vinhero, Jaime Cruz, o Diretor Presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, o prefeito de Limeira, Mario Botion, o prefeito de Saltinho Carlos Alberto Lisi, o prefeito de Rio das Pedras, Carlos Defavari, representando o prefeito de Campinas, Jonas Donizete, compareceu o secretário do verde, Rogério Menezes, o diretor geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi, e o secretário executivo dos Comitês PCJ, Luis Roberto Moretti, e demais vices-presidentes do Consórcio PCJ.

O centro de capacitação também atenderá municípios de fora das Bacias PCJ, já que a área de atuação da ARES-PCJ abrange 55 cidades, sendo que 20 estão localizadas em outras bacias hidrográficas, o que ampliará o alcance do projeto.

Todos os presentes atentaram para o momento histórico que a assinatura do acordo representa para as Bacias PCJ, uma das regiões mais avançadas na área de saneamento e recursos hídricos do Brasil, mas, que com a implantação do centro de capacitação pretende avançar ainda mais nos índices de qualidade ambiental.

O Presidente do Consórcio PCJ destacou o legado que a atual diretoria da entidade está deixando para as futuras gerações. “O administrador público passa, o mandato dele termina, mas as ações que nós concretizamos fica. Esse centro que estamos criando irá melhorar a qualificação de nossos técnicos e, com isso, haverá a melhora dos serviços prestados pelas nossas operadoras o que reverterá em melhora na qualidade da água servida à população e, consequentemente, na qualidade de vida da nossa região”, destacou Bill.

Mesmo pensamento foi compartilhado pelo Presidente da ARES-PCJ. “É um momento histórico para a nossa bacia com a união da Família PCJ, pois, temos milhares de colaboradores em nossas cidades que precisam de mais qualificação e essa união criará as condições para que possamos fazer o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população”, pontuou Cruz.

A eficiência e qualidade dos serviços prestados pela Família PCJ foi destacado pelo Diretor Presidente da Agência das Bacias PCJ como o diferencial do Centro recém-criado. “A qualidade que Consórcio, ARES, e Agência das Bacias PCJ possui será transportado para os temas que queremos conduzir nessas capacitações, é fundamental que os serviços de água aprimorem os serviços prestados para reverter na melhora dos índices ambientais da nossa bacia”, comentou Razera.

Ele ainda pontuou sobre a escolha do Consórcio PCJ para administrar e conduzir o projeto. “O Consórcio foi escolhido devido à sua competência nesses quase 30 anos de história nas Bacias PCJ”, disse

O secretário executivo dos Comitês PCJ parabenizou a união dos três entes PCJ e destacou que essa união era um desejo antigo. “A demanda por capacitação vem sendo atentado pelas Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ já há um bom tempo, e hoje com a união da Família PCJ damos um passo adiante nesse sentido”, disse Moretti.

O Centro priorizará a realização de aulas práticas na capacitação dos operadores de estações de tratamento de água e esgoto dos serviços de abastecimento. Na Reunião prévia com os principais diretores das concessionárias das Bacias PCJ, realizada no dia 13 de setembro, para apresentar o projeto de implantação do centro foi destacado quais áreas os cursos deverão priorizar nesse primeiro momento: manutenção de redes de esgoto e de água, monitoramento e diagnóstico da qualidade da água e manutenção e operação de sistemas, metrologia e atendimento ao cliente. Também ficou definido que os cursos terão carga horária mínima de 40 horas.

A ARES-PCJ irá investir na aplicação dessa primeira etapa de capacitações, conforme atentou o diretor geral da agência. “Nós vamos investir nos primeiros cursos que serão aplicados sem nenhum custo aos serviços de abastecimento, mas, a proposta é que esse centro seja autossuficiente e num futuro próximo os prestadores de serviços de saneamento invistam um percentual de seu orçamento para a qualificação profissional de seus colaboradores”, atentou Brochi.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, lembrou que desde o início de sua fundação a entidade procurou por iniciativas de treinamento e capacitação. “O Consórcio PCJ foi fundado em 1989 e procurou uma aproximação com a França já em 1991, quando conhecemos as modelos de gestão e dentre eles o centro de capacitação francês para o setor de saneamento. A partir daí, trouxemos o tema internamente e verificamos a necessidade de sensibilização da sociedade, por meio da educação ambiental voltada à gestão de recursos hídricos e hoje 250 mil alunos são capacitados por ano. Também já tivemos cursos na área tecnológica. Por isso, obrigado à Família PCJ por dar ao Consórcio a possibilidade de consolidar essa iniciativa de qualificação técnica, que garantirá a sustentabilidade hídrica futura das Bacias PCJ”, comentou.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo