Comunidade do mundo todo será ouvida na elaboração de temas para o Fórum Mundial da Água – Brasília 2018

A organização do 8º Fórum Mundial da Água – Brasília 2018 criou uma plataforma de consulta aberta para que pessoas do mundo todo colaborem e influenciem nas discussões do Fórum. A ferramenta será on line e estará disponível ao público a partir do próximo mês, em fevereiro de 2017.
A apresentação da plataforma aconteceu em dezembro do ano passado, durante a Reunião da Seção Brasil (composta pelos membros brasileiros do Conselho Mundial da Água e convidados), que contou com a presença do Consórcio PCJ com a participação da gerente técnica, Andréa Borges, e do gerente de sensibilização e comunicação, Murilo Sant’Anna.

A plataforma, chamada de “TeamWorks”, funcionará como uma consulta pública on line. Foram eleitos 6 temas para as pessoas contribuírem: Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistema, Finanças.

Essa será a oportunidade de a comunidade expressar seus pontos de vista e interesses, além de compartilhar experiências, soluções e colaborar para enriquecer os debates sobre os rumos da gestão dos recursos hídricos no mundo.

No total, serão realizadas três consultas públicas durante o ano de 2017. Cada um dos temários terá quatro moderadores que terão como misão motivar as discussões entre os participantes. A Plataforma foi desenvolvido pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – que também fará o treinamento dos moderadores. Qualquer pessoa de qualquer idioma pode participar, pois, a plataforma possuirá uma ferramenta de tradução instantânea fornecida pelo Google.

O Consórcio PCJ se candidatou a ser um dos moderadores no temário “Pessoas”. Aqueles que tiverem interesse em se candidatar para serem moderadores devem enviar e-mail para Sra. Ana Fioreze (ana.fioreze@ana.gov.br). Mais informações e procedimentos podem ser obtidos clicando aqui.

As discussões se darão da seguinte maneira, envolvendo os temários propostos:

Clima – segurança hídrica e mudanças climáticas
Pessoas – água, saneamento e saúde
Desenvolvimento – água para o desenvolvimento sustentável
Urbano – gestão integrada de água e resíduos urbanos
Ecossistemas – qualidade da água, subsistência de ecossistemas e biodiversidade
Finanças – financiamento para segurança da água

Fique atento ao site do 8º Fórum Mundial da Água (http://www.worldwaterforum8.org/) e do Consórcio PCJ (www.agua.org.br) para saber as datas de início das consultas públicas. Participe. Compartilhe suas ideias e influencie os debates do maior evento global sobre a água. O 8º Fórum Mundial da Água acontecerá no primeiro trimestre de 2018, em Brasília (DF), e são esperadas mais de 40 mil pessoas.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo