Coca-Cola FEMSA Brasil é a nova empresa associada ao Consórcio PCJ

A Fábrica de bebidas Coca-Cola FEMSA Brasil, localizada no município de Jundiaí (SP), foi apresentada como nova empresa associada ao Consórcio PCJ, durante a 79ª Reunião Plenária da entidade que aconteceu na última sexta-feira, dia 17, em Nova Odessa (SP).
A empresa é uma das mais eficientes do país no consumo de água para fabricação de bebidas, além de ser a primeira entre as empresas privadas presentes na Bacia do Rio Jundiaí a filiar-se ao Consórcio PCJ.

Rodrigo Simonato, representante da Coca-Cola FEMSA Brasil, disse estar honrado por, finalmente, fazer parte do grupo de empresas associadas ao Consórcio PCJ. “Hoje estou corrigindo o que pode ser considerado um erro histórico da nossa corporação, por ter permanecido tanto tempo apenas acompanhando de longe as atividades desse importante Consórcio”, disse ele.

O grupo FEMSA opera a fábrica desde 2003, e possui 13 linhas de refrigerantes, 2 linhas de Suco Kapo e 1 linha de Bag in Box (refil para máquina de refrigerante).  A produção da unidade abastece as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, Baixada Santista, Jundiaí e arredores, parte do interior do Estado, e eventualmente, algumas regiões de Minas Gerais.

A Coca-Cola FEMSA Brasil unidade de Jundiaí destaca-se entre os fabricantes brasileiros. Maior produtora de Coca-Cola do mundo em volume de produção, a fábrica é uma das mais eficientes do país no consumo de água para fabricação de bebidas e referência mundial em relação à eficiência hídrica. A planta, em mais de duas décadas (1993-2014), reduziu de 6 para 1,4 litro a quantidade de água utilizada para cada litro de bebida produzida. Esse índice representa a quantidade do recurso utilizada em todo o processo produtivo e não somente a água que compõe o refrigerante.

Essa cultura de negócios, focada simultaneamente na geração de valor econômico e ambiental, não se manifesta apenas na adoção de procedimentos para economia e reuso da água em suas fábricas, como ocorre na unidade sediada no município de Jundiaí. A empresa também participa ativamente de iniciativas externas para aumentar a disponibilidade de água para a sociedade como um todo.

Exemplo desse compromisso: em 2015, o Sistema Coca-Cola no Brasil, composto por nove empresas engarrafadoras, alcançou a meta de devolver à natureza o dobro da água utilizada em seu processo produtivo, por meio de programas de reflorestamento e conservação de bacias hidrográficas e de eficiência e reuso do recurso hídrico nas fábricas.

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Integrante do Grupo FEMSA (Fomento Econômico Mexicano), maior companhia de bebidas da América Latina, a Coca-Cola FEMSA produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle, Schweppes e outras bebidas do portfólio da The Coca-Cola Company em 10 países: México (uma parte substancial da região central, incluindo a Cidade do México, bem como sudeste e nordeste do país); Guatemala (Cidade da Guatemala e região metropolitana); Nicarágua (todo o país); Costa Rica (todo o país); Panamá (todo o país); Colômbia (maior parte do país); Venezuela (todo o país); Brasil (parte do país); Argentina (Buenos Aires e arredores) e Filipinas (todo o país).

A empresa, maior franquia do sistema Coca-Cola no mundo, também engarrafa e distribui água, sucos, chás, isotônicos, cervejas e outras bebidas em alguns desses territórios. Ao todo, possui 63 fábricas e 327 centros de distribuição, atendendo mais de 358 milhões de consumidores por meio de aproximadamente 2,8 milhões de pontos de vendas e conta com mais de 120 mil funcionários em todo o mundo.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil desde 2003, quando adquiriu a engarrafadora Panamerican Beverages Inc. Desde então vem ampliando seu território de atuação por meio de aquisições de outras franquias do Sistema Coca-Cola. Hoje, atua em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No país, são 42 centros de distribuição e 12 fábricas, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.

Sobre o Grupo das Empresas do Consórcio PCJ

O Grupo das Empresas Associadas é formada por grandes corporações nacionais e internacionais e tem forte representatividade junto à diretoria do Consórcio PCJ, onde ocupa três atuantes vice-presidências. A utilização de água das empresas associadas representa 80% do total do uso industrial das Bacias PCJ, garantindo grande respeitabilidade ao grupo.

As empresas passaram a participar do Consórcio PCJ em 1999 com o objetivo de integrar o segmento empresarial às atividades gerais do Consórcio PCJ, através de encontros técnicos periódicos e atividades de consultoria nas áreas de: gestão de recursos hídricos, saneamento, reflorestamento, resíduos sólidos, educação ambiental, elaboração de projetos e captação de recursos, mercado de carbono e reuso da água.

Atualmente, fazem parte do Grupo das Empresas Associadas, as corporações: Agrícola Monte Carmelo, Águas do Mirante, Ajinomoto, Ambev, ArcelorMittal, CPFL Renováveis, Coca-Cola FEMSA Brasil, CPIC Fiberglass, Dae Jundiaí, Elektro, Estre, Evonik, Goodyear, International Paper, Klabin, Odebrecht Ambiental, Petrobras, Pirelli, Raízen – Usina Costa Pinto e Usina Santa Helena, Rhodia Solvey Group, Sabesp, Sanasa Campinas, Unilever, Usina Furlan, Usina Ester, Valeo, WestRock e Ypê.

IMG_1406

IMG_1407

IMG_1413

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo