Câmara de Monte Mor sediou 1º Reunião itinerante do Conselho Fiscal

Na última sexta-feira, dia 23, aconteceu na Câmara Municipal de Monte Mor (SP) a 1º Reunião Itinerante do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, com o objetivo de apresentar os trabalhos da entidade, as ações do Conselho e promover a troca de experiências em boas práticas de uso da água entre os legisladores das Bacias PCJ.

O evento foi aberto pelo Presidente do Conselho e vereador pelo município de Rio Claro (SP), Júlio Lopes, o Julinho, pelo presidente da Câmara de Monte Mor, Walton Assis Pereira e pelo vereador do município, Jesus Lopes. Também participaram do encontro o secretário municipal de meio ambiente, Miguel Padilha, e o secretário de Defesa Civil, Murilo Antonio de Sousa Rinaldo.

Júlio Lopes destacou na abertura sobre a importância que o Conselho Fiscal possui no Consórcio PCJ e a necessidade de encontros regionais entre os membros como forma de ampliar o entendimento sobre a problemática da água e destacou a necessidade atuação conjunta.

O presidente da Câmara de Monte Mor também pontuou sobre a integração regional, destacando a ação conjunta de prefeituras da região, secretarias de Meio Ambiente e Consórcio PCJ, visando à limpeza, desassoreamento e reestruturação da mata nativa do Rio Capivari. “O nosso Capivari está morrendo”, disse Assis Pereira.

Um breve histórico sobre a atuação do Conselho Fiscal foi exposto pelo secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, que também esclareceu as diferenças entre os entes que formam o sistema de gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias PCJ, formado além do Consórcio PCJ pelos Comitês PCJ, Agência de Bacias PCJ e ARES-PCJ.

Lahóz destacou as ações na região que demandarão atuação firme do legislativo municipal para sua efetiva realização, como a implantação das barragens em Amparo e Pedreira, a construção do Sistema Adutor que levará a água desses reservatórios a várias cidades da bacia, e aceleração de projetos de desassoreamento de rios e ribeirões. “Temos direito à vida, à água e ao desenvolvimento econômico com sustentabilidade”, comentou o secretário executivo.

O coordenador dos agentes de interlocução do Conselho Fiscal e vereador pelo município de Campinas, Luiz Carlos Rossini, atentou para a importância de redação de uma carta de recomendações sobre questões ligadas à gestão da água aos candidatos nas eleições de 2018, pontuando que os mesmos assumam compromissos com a sustentabilidade hídrica das Bacias PCJ, um dos maiores polos econômicos do país. A proposta foi aprovada e a Secretaria Executiva do Consórcio irá fazer a redação do documento.

Durante o encontro do Conselho Fiscal, foi exibido o vídeo sobre o Projeto de Limpeza da Lagoa Ambiental João de Deus Sproesser. A produção foi selecionada para apresentação no 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março, e narra o processo de recuperação e limpeza do espaço realizado em 2015, invadido por vegetação aquática flutuante, conhecida como alface d’água. A ação foi uma parceria entre a Ong Pingo D’Água, a Rádio Prima e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O vídeo está concorrendo ao prêmio de melhor vídeo no 8º Fórum Mundial da Água. O presidente da Ong Pingo D’água, Marco Antônio Elias, também participou da Reunião do Conselho Fiscal e comentou sobre a produção.

As fotos da Reunião Itinerante do Conselho Fiscal podem ser baixadas pelo link: https://goo.gl/eqE6UD. Os próximos encontros do Conselho serão nos dias, dois de março, na sede do Consórcio PCJ, em Americana, no dia 21 de março, no estande do Consórcio PCJ no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, e no mês de abril, em data a definir ainda, a 2ª Reunião Itinerante, em Cordeirópolis (SP).

Sobre o Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal do Consórcio PCJ é formado por dois representantes de cada uma das Câmaras de vereadores dos municípios associados à entidade e tem a função de apreciar e fiscalizar as contas da entidade.

Nos últimos anos, o Conselho tem se engajado fortemente com a promoção de políticas e ações na gestão de recursos hídricos, como a realização do “Abraço ao Cantareira”, durante a crise hídrica, com objetivo de sensibilizar o governo e a comunidade sobre a situação dos reservatórios do Sistema Cantareira.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo