Benedito Braga é reeleito presidente do Conselho Mundial da Água

O presidente do Conselho Mundial da Água, o brasileiro e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Benedito Braga, foi reeleito ao cargo máximo da instituição, durante a 7ª Assembleia Geral do Conselho, realizada no último sábado, dia 14 de novembro, na cidade de Marselha, na França, com a presença de 250 pessoas de 40 países.
Braga, que também é o atual secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, afirmou ao ser reempossado como presidente estar honrado que o Conselho Mundial da Água depositou confiança em seu trabalho ao indica-lo ao cargo por mais três anos.  Além disso, ressaltou que ainda há muito para ser feito. “Em particular, nós precisamos dar continuidade em nosso trabalho de colocar água no coração das discussões sobre o clima em contexto global”, pontuou.

O Consórcio PCJ esteve representado na Assembleia pelo governador do Conselho Mundial da Água, Lupércio Ziroldo, que manifestou o apoio da entidade pela recondução de Benedito Braga como presidente do principal Fórum de discussão sobre a gestão da Água no mundo. O Consórcio PCJ é membro do Conselho desde 2009, tendo participação atuante, reconhecida em 2014 com a entrega de certificado pelo próprio Benedito Braga.

Na reunião, também foi eleito o novo Conselho de Governadores que ajudarão o presidente durante seu novo mandato a implementar a estratégia, recentemente adotada pelo Conselho Mundial da Água, focada em segurança da água, adaptação e sustentabilidade.

O Conselho de Governadores possui 35 membros, indicados por cinco níveis de colegiados: Instituições Intergovernamentais, Governos e Autoridades Governamentais, Empresas e Instalações, Sociedade Civil e Associação de Usuários da Água, Universidades e Associações de Classe.

O Brasil reelegeu os seus três governadores:

Pelo colegiado “Governos e Autoridades Governamentais”, foi reeleito Ricardo Medeiros da Agência Nacional de Águas (ANA), tendo como suplente o diretor da agência, Paulo Varela.
Pelo colegiado “Empresas e instalações”, foi reeleito Newton Azevedo da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB), tendo como suplente o Sr. Terra Ralph.
Pelo colegiado, “Sociedade Civil e Associações de Usuários da Água”, foi reeleito Lupércio Ziroldo da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), tendo como suplente o Sr. Gerli Giancarlo.

Para conhecer a lista completa dos governadores para o mandato de 2016 a 2018, clique no link a seguir: http://www.worldwatercouncil.org/about-us/organisation/board-of-governors-2016-2018/ .

Sobre o Conselho Mundial da Água

 O Conselho Mundial da Água é uma plataforma internacional de multi-stakeholder. Foi criado em 1996 por iniciativa de especialistas em água de renome e organizações internacionais, em resposta a uma crescente preocupação com as questões da água mundo da comunidade global.

A missão do Conselho Mundial da Água é promover a conscientização, o compromisso político e a ação gatilho sobre questões críticas da água em todos os níveis, incluindo o mais alto nível de tomada de decisão, para facilitar a eficiente conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso da água em todas as suas dimensões em uma base ambientalmente sustentável para o benefício de toda a vida na Terra.

Ao fornecer uma plataforma para incentivar debates e trocas de experiências, o Conselho pretende chegar a uma visão estratégica comum sobre os recursos hídricos e gestão dos serviços de água entre todas as partes interessadas da comunidade de água. No processo, o Conselho catalisa também iniciativas e atividades, cujos resultados convergem para seu principal evento: O Fórum Mundial da Água, realizado a cada três num país diferente.

O 8º Fórum Mundial da Água, será sediado por Brasília (DF), e acontecerá em 2018, com expectativa de receber 30 mil pessoas de várias partes do mundo.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo