Bacias PCJ vão ganhar o 1º Centro de Capacitação para o setor de Saneamento

Consórcio PCJ, ARES-PCJ e Agência das Bacias PCJ se unem para melhorar a prestação de serviços na área e promover a universalização do Saneamento na região

Na próxima sexta-feira, dia 28 de setembro, às 11h30, no Teatro Municipal de Nova Odessa (SP), será assinado acordo de cooperação entre o Consórcio PCJ, Agência de Regulação do Saneamento (ARES-PCJ) e Agência das Bacias PCJ, que culminará com a implantação do 1º Centro de Capacitação na área de Saneamento nas Bacias PCJ. Com a união da “Família PCJ”, as entidades pretendem aprimorar os serviços prestados pelos serviços de água, além de perseguir a meta de atingir a universalização dos serviços (100% de coleta e tratamento de esgoto e água) a todos os 5,5 milhões de habitantes da região.

O centro de capacitação também atenderá municípios de fora das Bacias PCJ, já que a área de atuação da ARES-PCJ abrange 55 cidades, sendo que 20 estão localizadas em outras bacias hidrográficas, o que ampliará o alcance do projeto.

As três entidades deliberaram que o Consórcio PCJ ficará responsável pela administração e condução do centro, que nesse primeiro momento contará com cursos itinerantes, acontecendo em diversos pontos das Bacias PCJ para ampliar a participação das pessoas sem prejuízo da operação dos serviços de abastecimento pela ausência dos funcionários.

Assinatura do acordo contará com a presença do Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, do secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, do Presidente da ARES-PCJ e prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, do Diretor Geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi, do Diretor Presidente da Fundação Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.

As Bacias PCJ já possuem índices invejáveis frente a realidade brasileira no saneamento. Enquanto o Brasil trata apenas 45% do esgoto coletado, as bacias já atingiram 75%, sendo que alguns municípios possuem capacidade de tratamento em 100%. A região também é referência no acesso à água tratada, com atendimento de 99,9% das residências. A meta é chegar a 2035 com todos os rios da bacia atendendo o enquadramento estabelecido em 1977, portanto, com suas águas aptas para o consumo humano após tratamento.

A implantação de um centro de capacitação tem ainda como objetivo aprimorar a qualificação dos operadores com o intuito de ampliar a eficiência dos serviços prestados e redução de custos para os serviços de abastecimento.

Uma reunião prévia com os principais diretores das concessionárias das Bacias PCJ foi realizado no dia 13 de setembro para apresentar o projeto de implantação do centro e consultá-los sobre os possíveis cursos que deverão ter prioridade de aplicação nesse primeiro momento. No encontro, os técnicos atentaram que as áreas de instalação e manutenção de redes de esgoto e de água, monitoramento e diagnóstico da qualidade da água e manutenção e operação de sistemas, metrologia e atendimento ao cliente são os temas de capacitação que demandam mais interesse no momento. Também ficou definido que os cursos terão carga horária mínima de 40 horas.

O objetivo é iniciar as capacitações do centro até o final de 2018, com a aplicação de três cursos pilotos que acontecerão em três regiões da bacia: na parte alta (região de Atibaia), média (região de Campinas) e baixa (região de Piracicaba). Nesse momento, o centro da “Família PCJ” terá seus cursos sendo aplicados em locais cedidos por parceiros, como universidades, prédios públicos e em salas dentro dos próprios serviços de água, além de aulas práticas em instalações modelo. O Consórcio PCJ iniciou no último mês de setembro, reforma em seu auditório que poderá funcionar também como um dos polos de aplicação dos cursos. A ARES-PCJ também disponibilizará suas dependências, ampliando, assim, as opções de locais para as capacitações previstas.

A apresentação do projeto, bem como coletiva de imprensa com a equipe responsável pela iniciativa das três entidades, acontecerá ao final da Reunião de Diretoria do Consórcio PCJ, que acontecerá no Teatro Municipal de Nova Odessa, na próxima sexta-feira, dia 28. A assinatura do acordo acontecerá às 11h30, com acesso livre para a imprensa.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo