As marcas da crise hídrica no Sistema Cantareira

Educadores do Projeto Gota d’Água visitam reservatório Jaguari/Jacareí
O Consórcio PCJ organizou no dia 21 de agosto visita ao reservatório Jaguari/Jacareí, em Vargem (SP), considerado o maior do Sistema Cantareira, com os participantes do Projeto de educação ambiental da entidade, “Gota d’Água: Preserve cada gota”. A iniciativa faz parte das capacitações do projeto que acontecem até novembro.

A visita foi guiada pelo engenheiro químico da SABESP Adilson Octaviano, que mostrou os impactos da crise hídrica no Sistema Cantareira. Na represa Jacareí, diversas áreas que deveriam estar inundadas estão com terra aparente e até com a presença de vegetação. Também é possível ver a marca do nível onde a água batia nas pedras ao redor do barramento, demonstrando a carência hídrica. Mesma situação é conferida no reservatório Jaguari, no qual a régua que marca a profundidade estava toda visível.

Para a professora Maria Cristina Cintra Evangelista, participante do projeto Gota d’Água, essa situação mostra uma triste realidade e um futuro alarmante: “O pior de tudo é pensarmos quanto tempo vai demorar para reverter essa situação”, afirma.

O reservatório Jaguari/Jacareí apresentava durante a visita, no dia 21/08, 4,45% de água armazenada, levando em conta a reserva técnica, também conhecida como volume morto. Descontando essa reserva, o reservatório estaria negativo em 18,27%. É importante destacar que dos 36 m³/s que são produzidos pelo Sistema Cantareira, 22 m³/s vem da barragem Jaguari/Jacareí, o que demonstra a situação preocupante que se encontra o sistema, haja vista que na média o Sistema Cantareira operava naquela data em 16,15%, contando a reserva técnica.

Para a gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Andréa Borges, a visita ao Cantareira foi muito produtiva para a sensibilização dos participantes. “Discutir novos métodos para aplicar educação ambiental voltada os recursos hídricos exige visitas a campo como essa ao Cantareira, na qual ao ver imagens da situação real podemos nos sensibilizar ainda mais com o estágio que nos encontramos e, assim, buscar novas soluções para o futuro”, comentou ela.

Sobre o Projeto

O projeto “Gota d’Água: Preserve cada Gota” é fruto da remodelação do projeto anterior “Semana da Água”, que foi realizado durante 20 anos pelo Consórcio PCJ e capacitou três milhões de alunos nas Bacias PCJ.

O Consórcio PCJ visa tornar a capacitação de educadores e participantes permanentes, capacitando alunos sobre o uso consciente da água, ao promover deste modo uma mudança cultural na sociedade.

DSC_0228_webDSC_0350_webDSC_0440_webDSC_0460_web

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo