Águas do Mirante promove Encontro sobre Meio Ambiente para compartilhar boas práticas

O trabalho de sensibilização das comunidades no debate e realização de boas práticas ambientais foi o destaque do 1º Encontro de Meio Ambiente da Águas do Mirante, realizado no dia 20 de junho no auditório lotado da Associação Comercial de Piracicaba (SP). O evento conseguiu reunir, em um mesmo local, representantes do poder público, da iniciativa privada, da área acadêmica e diversos segmentos da sociedade, com um interesse comum: compartilhar conhecimentos e experiências que estimulam a cidadania e a conscientização de preservação do meio ambiente. Representando o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, esteve presente o assessor técnico da entidade, Flávio Forti Stenico.

O encontro apresentou cases de sucesso de associados ao Consórcio PCJ, como a própria Águas do Mirante, Semae de Piracicaba, AcerlorMittal e Raízen, além de experiências da empresa Hyndai e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Esalq.

Para o secretário de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, José Otávio Machado Menten, que representou o prefeito Barjas Negri, o caminho da preservação ambiental é trilhado com responsabilidades compartilhadas. “Cada um precisa fazer a sua parte: usar a água de forma racional, participar da coleta seletiva e não jogar lixo nas ruas, por exemplo, pois o sucesso é resultado de todas as ações juntas”, afirmou o secretário, enfatizando que esse esforço e trabalho coletivos colocaram o município entre as quatro cidades do Brasil com melhor índice de saneamento, conforme Ranking do Saneamento da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

O presidente do Semae, José Rubens Françoso, elogiou a iniciativa da Águas do Mirante em criar oportunidade para que as empresas mostrem as atividades que são realizadas em favor do meio ambiente e que muitas vezes são desconhecidas pela maioria da população, como os projetos de educação ambiental, que têm trabalho focado nas futuras gerações.

Os exemplos de projetos de conscientização de preservação ambiental com crianças e adolescentes, de reaproveitamento de água e plantio de mudas de árvores apresentados pelas seis instituições prenderam a atenção do público, formado por mais de 200 pessoas. Mas o que realmente emocionou, foi a apresentação dos alunos do projeto “Aprendendo com música”, da Associação Atlética Educando pelo Esporte, que é incentivado pelo Instituto Aegea. Equipados com flauta doce e instrumentos de sopro, sob a coordenação do Professor Daniel Moura, os educandos deram um show ao apresentar músicas regionais, como “o Rio de Piracicaba”.

Na opinião do engenheiro Flávio Forti Stenico, assessor técnico do Consórcio PCJ, o encontro de meio ambiente foi muito positivo por ter tido expressiva participação popular. “Estou surpreso com a quantidade de pessoas que se dispuseram a vir aqui e ficaram até o fim. É muito bom ver a participação das crianças e a de seus pais. Dois objetivos foram atingidos: o fomento de boas práticas e a sensibilização da sociedade”, elogiou.

Segundo Maria Aparecida Draheim, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Mirante, o objetivo de integrar empresas privadas, instituição de ensino, autarquia, poder público, lideranças comunitárias, crianças, representantes de Organizações não Governamentais foi alcançado. “Acreditamos que preservar é uma questão de atitude, mas não de forma isolada e sim coletiva. Tão importante quanto o comprometimento das instituições em elaborar e estimular ações em prol do meio ambiente é o engajamento da sociedade com prática de atitudes responsáveis e cidadãs”.

Confira as experiências que foram expostas:

Águas do Mirante

Além de promover o encontro, a Águas do Mirante apresentou o seu projeto de reuso de água. Segundo o Gerente Valdir Alcarde Junior, diariamente, em quatro de suas estações de tratamento de esgoto (Piracicamirim, Bela Vista, Capim Fino e Ponte do Caixão), 730 mil litros de efluente tratado são reutilizados na lavagem de filtros, sistemas de desidratação de lodos, caminhões hidro jato (desentupimento de redes), entre outros, economizando água potável nos trabalhos operacionais da concessionária.

Outra ação executada pela concessionária que ajuda na preservação ambiental e foi compartilhada é a captação de água de chuva para utilização na lavagem de pátios, caminhões e irrigação de plantas.

Raízen

Através dos representantes Vitor Moura e Thomas, a empresa associada RAIZEN apresentou 2 iniciativas desenvolvidas pelo Grupo:

– “Projeto Cuidados com a Água”, que busca atingir os bairros ao entorno das plantas, com a realização de atividades de educação ambiental e peças teatrais para conscientização das crianças sobre a importância da água e meio ambiente. O projeto foi aplicado em 14 cidades do Estado de São Paulo, teve a realização de mais de 36 peças teatrais e capacitou cerca de 43.000 pessoas de forma direta e indireta.

– “Programa ReduSa”, que busca atingir as áreas internas das plantas da Raízen para a redução do consumo de água nos sistemas produtivos. Como resultado, o programa garantiu a redução de captação de água de aproximadamente 9 bilhões de litros em três anos. Esse valor se aproxima do consumo de uma cidade de aproximadamente 120 mil habitantes.

ArcelorMittal

Com a apresentação da Sra. Ana Lucia, Coordenadora de Responsabilidade Ambiental da Arcelor, foi apresentado as ações e objetivos da iniciativa: “Prêmio Arcelor Mittal de Meio Ambiente”, que promove o incentivo e premia projetos com olhar científico, com foco na conscientização ambiental, tendo como público alvo professores e alunos do ensino fundamental das escolas dos municípios em que suas plantas atuam.

Como resultados foi destacada a participação de 32 municípios distribuídos pelo país, com a inscrição de mais de 420 projetos e a participação de cerca de 85.000 alunos.

Hyundai

A apresentação realizada pelos representantes Eloisa Bertasse e Davi Marques da gerência de Meio Ambiente da Hyundai, expôs o projeto que realizou o plantio de 48.000 mudas de árvores nativas ao longo do córrego Capim Fino, localizado em Piracicaba, totalizando uma área reflorestada de aproximadamente 28.8 hectares.

Como resultados do plantio foi possível observar melhora da qualidade da água e fauna de entorno, retorno de espécies de aves e animais, proteção das nascentes e minimização de problemas de assoreamento, ocupações irregulares e a previsão para captura de até 2 milhões de Kg de CO2 para os próximos 20 anos.

SEMAE – Piracicaba

O Sr. Ivan Canali apresentou o “Projeto Água Amiga” do SEMAE Piracicaba, que busca trabalhar a educação ambiental e conscientização de alunos da rede pública municipal, além de capacitar professores.

O projeto capacitou cerca de 32 professores e 1600 alunos entre os períodos de 2012 a 2016. As atividades incluem apostilas, minicursos, visitas em campo (ETA e ETE), trabalhos coletivos (desenhos, redação e feiras científicas). O Projeto também foi premiado, em 2017, no 47º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), realizado em Campinas – SP.

ESALQ-USP

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) apresentou o “Projeto Escola da Natureza – Ciência é coisa de criança sim” e “Meu jardim microscópico” que busca envolver a comunidade em geral para assuntos relacionados a preservação dos recursos hídricos e meio ambiente.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo