8º Fórum Mundial da Água é eternizado em selo comemorativo dos Correios

Consórcio PCJ recebeu cópia do selo comemorativo como reconhecimento pelo trabalho na gestão da água

 

Mais de 100 mil pessoas participaram do 8º Fórum Mundial da Água – Brasília 2018, colocando o evento em solo brasileiro como o maior de todos já realizados. Dada a importância da água no mundo e para o desenvolvimento sustentável futuro, os Correios realizaram a emissão de selo comemorativo ao Fórum, lançado durante a solenidade de abertura do Fórum no dia 19 de março. O Presidente dos Correios, Guilherme Campos, entregou uma cópia do selo ao Consórcio PCJ, por meio do secretário executivo da entidade, o engenheiro Francisco Lahóz, como forma de reconhecer o trabalho da entidade na gestão de recursos hídricos e as ações de promoção do Fórum Mundial da Água. Além do Consórcio, outras cinco entidades/autoridades receberam cópia do selo comemorativo.

Na cerimônia de lançamento da emissão especial, o presidente dos Correios ressaltou o reconhecimento de Lahóz como um “Maluco pela Água” e de seu trabalho incansável como educador por excelência e técnico apaixonado pelas Bacias PCJ, além de destacar que ele é um dos fundadores do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos do Brasil, das Redes de Organismos de Bacias (REBOB, RELOB e RIOB) e membro entusiasmado do Conselho Mundial da Água (WWC) pelo Consórcio PCJ.

Para Campos, registrar o Fórum num selo postal evidencia mais uma vez o papel da filatelia de propagar conhecimento e de documentar fatos importantes. “O selo aborda um tema essencial para o futuro da humanidade, que é a água. Espero que este evento resulte em maior conscientização de todos com relação à importância do desenvolvimento e conservação dos recursos hídricos”, disse o presidente.

O diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) e diretor-executivo do fórum, Ricardo Andrade, participou da apresentação do selo. “Tudo o que está sendo feito aqui ficará para as futuras gerações. Este fórum é uma grande oportunidade para o Brasil reafirmar seu papel como protagonista no cenário internacional do setor de recursos hídricos”, enfatizou Andrade, que é um dos autores da arte do selo.

Esta é a primeira vez que um país do hemisfério sul sedia o Fórum Mundial da Água. Neste sentido, o lançamento de selo pelos Correios representa um marco para a história da filatelia brasileira e mundial.

Sobre o selo – O selo, em formato circular, apresenta a marca do 8º Fórum Mundial da Água sobre linhas que simulam o fluxo de um rio, numa composição de cinco elementos que representam o tempo, a localização, a água, a sustentabilidade e o número oito. A arte é de Marcos Rebouças e Ricardo Andrade. A réplica entregue ao Consórcio PCJ será exibida no evento Pós Fórum, que será realizado no mês de abril para debater os resultados do evento e os impactos para as Bacias PCJ.

O selo custa R$ 1,25 e está à venda nas agências dos Correios e na loja virtual no site www.correios.com.br.

Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ / Colaboração do site Blog dos Correios

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo