3º Encontro do Projeto Gota d’Água discutiu o direito do acesso democrático à Água

Aperfeiçoar a comunicação para ampliar a participação da comunidade em discussões sobre a gestão da água foi o foco dos debates do 3º Encontro do Projeto Gota d’Água, intitulado “Água e Direitos Humanos”, que ocorreu na manhã da última sexta-feira, dia 28 de abril, no Museu da Água, em Indaiatuba (SP).
Participaram do encontro como palestrantes, a Dra. Eldis Camargo, assessora da Procuradoria Geral da Agência Nacional de Águas (ANA); Marina Horta, da ONG FA.VELA, e Vinicius de Zorzi, Especialista em Conservação da ONG “The Nature Conservancy” (TNC- Brasil).

Em sua apresentação, a Dra Eldis abordou a necessidade de uma visão mais sistêmica e menos individualista das políticas de meio ambiente, de saneamento e de recursos hídricos, pois todas são interligadas. A assessora da Procuradoria Geral da ANA, ainda atentou para a necessidade de melhorar a comunicação com todos os agentes da comunidade como forma de ampliar a sua participação nos fóruns de discussão.

Eldis também destacou a importância da mediação nesse contexto. “Ontem, durante o Stakeholder Meeting do Fórum Mundial da Água, em Brasília, falou-se sobre a judicialização da água. Na judicialização, um ganha e o outro perde, quando nos temas ligados com a água todo mundo deveria ganhar. Por isso, a mediação de conflitos é o caminho mais acertado, pois todo mundo ganha”, disse em sua apresentação.

Já Marina Horta da ONG FA.VELA pontuou sobre a dificuldade dos jovens se comunicarem e participarem desses debates em torno da temática da água, além de expor as barreiras trasvestidas de acesso por ora impostos pelos organismos ligados a gestão da água, como forma de se mostrarem democráticos. “Para mim, o maior desafio é o da participação nos debates. Não se trata apenas de chamar os jovens para participar por participar, mas de realmente estarem abertos a ouvir e permitir aos jovens também serem parte do processo decisório”, comentou.

Já Vinícius de Zorzi da TNC abordou os projetos de conservação que a ONG desenvolve, destacando o Urban Water Blueprint (que aborda ganhos ambientais e econômicos oriundos da preservação de mananciais), a parceria com o SNAP (Science for Nature and People), que pesquisa a segurança hídrica em 100 metrópoles latino americanas, e o projeto Beyond the Source, com foco na promoção de projetos de pagamentos por serviços ambientais, como os desenvolvidos em Extrema (MG) e Jaguariúna (SP), ambas nas Bacias PCJ.

Zorzi destacou ainda o projeto Fundos de Água, do qual a TNC pretende investir R$ 118 milhões para gerenciar 12 fundos de água no Brasil, e alavancar R$ 8 bilhões em investimentos em programas e ações de infraestrutura verde.

Lançamento do Vídeo “A caminho do Fórum Mundial da Água 2018”

Durante o encontro, o Consórcio PCJ lançou o vídeo “A Caminho do Fórum Mundial da Água 2018”, pelo qual pretende sensibilizar a comunidade sobre o evento mais importante da água no mundo e mobilizar as pessoas a buscarem mais informações de como participar. O vídeo será exibido em salas de cinema de Campinas, antes do início das sessões dos filmes. A entidade está buscando o apoio de mais parceiros para replicar a iniciativa em outros cinemas das Bacias PCJ e nas capitais brasileiras. Interessados em participar dessa ação devem entrar em contato pelo e-mail agua@agua.org.br. Uma versão estendida do vídeo será disponibilizada em breve nas mídias sociais do Consórcio PCJ, fique atento.

Próximos encontros do Projeto Gota d’Água

O próximo encontro do Projeto Gota d’Água está agendado para o dia 26 de maio e tratará sobre os desafios para a sustentabilidade. O evento, da mesma forma que os anteriores, acontecerá no Museu da Água de Indaiatuba, parceiro do Consórcio PCJ. Este ano o Projeto Gota d’Água tem como tema “Compartilhando Caminhos para Brasília 2018”, que pretende engajar e fomentar a participação da comunidade no 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília, no mês de março de 2018.

IMG_2058 IMG_2038 IMG_2165 IMG_2216 IMG_2224 IMG_2227

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo