Grupo de Perdas

O Grupo de Combate às Perdas

O Grupo de Combate às Perdas e Racionalização do Uso da Água teve início em 1998 com a aplicação de quatro planos demonstrativos de combates às perdas totais de água em sistemas de abastecimento público, que representaram a primeira experiência desenvolvida pelo Consórcio na área com o apoio financeiro do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (Fehidro). Desde então, o Consórcio efetuou outras seis experiências-piloto de combate às perdas, totalizando o atendimento a 14 municípios das bacias PCJ. Em parceria com o Comitê PCJ, com a Sanasa – Campinas e com outros organismos, o grupo também vem promovendo desde o ano 2000 campanhas de racionalização do uso da água.

Essas experiências renderam ao Consórcio, em 2001, o Prêmio Melhores Práticas em Gestão dos Recursos Hídricos, promovido pela Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo.
Em 2002, o projeto passou a ter abrangência também ao setor de saneamento, sendo integrado ao Programa de Saneamento e Resíduos Sólidos.