Prêmio Ação pela Água

Histórico

O Prêmio Ação pela Água teve início em 2000, com a missão de reconhecer as melhores práticas de gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

De lá para cá foram 5 edições realizadas que abordaram os mais variados temas. O primeiro ano de premiação o tema central do envio dos trabalhos foi “Racionalização pelo uso da Água”. Em 2001, “Excelência em Educação” deu o tom do envio dos trabalhos. Em 2002, o tema foi “Responsabilidade Social”. Em 2003, “A qualidade da Água” e em 2008, “Gestão dos Recursos Hídricos – Controle Quantitativo e Qualitativo”, foram os temas das duas últimas edições.

A cerimônia de premiação da última edição, em 2008, foi realizada no Parque de Diversões Hopi Hari, no município de Vinhedo-SP, associado ao Consórcio PCJ, e contou com a presença de cerca de 400 participantes, entre representantes de Serviços de água e esgoto, diretores de empresas da região, deputados, vereadores, prefeitos e demais autoridades.

O evento, consagrado nas Bacias PCJ, é conhecido como o “Oscar” das águas na região devido ao seu prestígio e referência na área de Gestão dos Recursos Hídricos.

No ano em que completará 12 anos, o 6ª Prêmio Ação Pela Água será divido por segmentos e temários. No total, serão quatro segmentos: “Órgãos da administração direta e indireta dos municípios e concessionárias dos serviços de saneamento”, “Iniciativa Privada”, “sociedade Civil” e “Pesquisa e Inovação”. Dentro de cada segmento haverá três temários.