Parcerias e Captação de Recursos

O Programa

A busca da sustentabilidade de programas e projetos levou o Consórcio PCJ a abrir novas frentes de captação de recursos financeiros junto a empresas interessadas na recuperação dos recursos hídricos, na qualidade de vida e no meio ambiente da região PCJ. A primeira iniciativa nesse sentido aconteceu em 2001, através do Programa de Educação Ambiental, com a criação do projeto “Colaboradores Ambientais”, que associava a imagem das empresas participantes à projetos de educação ambiental e materiais didáticos e de divulgação do programa.

Em 2002, o projeto “Colaboradores Ambientais” passou a envolver os outros programas do Consórcio, como: Proteção aos Mananciais, Resíduos Sólidos e Combate às Perdas. Todas as atividades desenvolvidas pelo Consórcio PCJ que recebem o apoio do referido projeto divulgam as empresas colaboradoras.

Para promover, orientar e captar recursos financeiros através do projeto Colaboradores Ambientais e de outros projetos, o Consórcio PCJ criou ainda em 2002 a “Coordenação de Desenvolvimento e Captação de Recursos”, que mais tarde passou a ser denominada “Parcerias e Captação de Recursos”. Além das atividades já desenvolvidas, também apoia a aplicação e o desenvolvimento de cursos voltados à gestão dos recursos hídricos e fomenta a prestação de serviços pelo Consórcio PCJ.