Grupo das Empresas

O Projeto

O Grupo das Empresas iniciou suas atividades em 1999, com reuniões trimestrais que acontecem tendo como anfitriã uma das empresas consorciadas, a qual por tradição faz uma apresentação dos trabalhos por ela desenvolvidos através de visitas técnicas às instalações.

Entre 2002 e 2003 o Grupo das Empresas colaborou com propostas inovadoras para o processo de eleição dos membros dos Comitês PCJ (federal e estadual) no segmento dos usuários. Desta forma, hoje os usuários são capazes de eleger suas entidades representativas. Em 2005, quando houve a discussão da implantação da cobrança pelo uso da água na região, o grupo teve importante presença, realizando encontros setoriais, discutindo e mobilizando o setor privado para essa nova realidade.

O Grupo das Empresas tem forte representatividade junto à diretoria do Consórcio, onde ocupa três atuantes vice-presidências. A utilização de água das empresas consorciadas representa 80% do total do uso industrial das bacias PCJ, garantindo grande respeitabilidade ao grupo.

O objetivo do grupo é integrar o segmento das empresas às atividades gerais do Consórcio PCJ através de encontros técnicos trimestrais e atividades de consultoria nas áreas de gestão de recursos hídricos, saneamento, reflorestamento, resíduos sólidos, educação ambiental, elaboração de projetos e captação de recursos, mercado de carbono e reuso da água.