Construindo Sustentabilidade-Casa Modelo

Casa Modelo – Conceito do Projeto

A relação humana com a água está passando por uma transformação frente às necessidades e à disponibilidade escassa desse recurso hídrico. Essa situação tem se agravado com a ocorrência dos Eventos Climáticos Extremos que ocasionam variações climáticas intensas, entre períodos de fortes secas e chuvas em excesso.
A disponibilidade hídrica poderá não atender a crescente demanda por água nos próximos anos, se não mudarmos nossa forma de consumi-la. Os recursos naturais exigem uma gestão sensata e racional com o objetivo de garantirmos sua disponibilidade às gerações futuras e para garantir o desenvolvimento sustentável das mesmas.
A sociedade deve estar preparada para as crises hídricas que ciclicamente ocorrem independente de tempo e duração. Nosso modelo de moradia está em descompasso com o uso mais eficiente no consumo de água e energia elétrica, o que agrava os reflexos dessas crises.
Atento a isso, o Consórcio PCJ construiu em 2009 a Casa Modelo de Uso Racional de Água e Energia Elétrica, apresentando novas ideias da construção civil na área da sustentabilidade. Em 2011, mais uma vez a entidade deu um passo pioneiro, realizando a mostra Casa Modelo EcoDecor, na qual a população pode conhecer as novidades em decoração e design de interiores com respeito ao meio ambiente. Em 2014, diante da mais grave crise de água já vivida no Estado de São Paulo, o Consórcio PCJ dá o terceiro passo do Projeto Casa Modelo e lança o hotsite “Construindo Sustentabilidade”, com o objetivo de divulgar equipamentos e produtos que tenham como preceito, desde a sua fabricação até à sua aplicação, o consumo eficiente e racional de água e energia elétrica.
No “Construindo Sustentabilidade” a população terá acesso, ainda, a informações e notícias sobre o setor de construção civil sustentável e encontrar profissionais com experiências na área para troca de ideias.
Equipamentos, materiais e fornecedores, estão divididos por ambientes da Casa Modelo com preços médio desses produtos. No canal Onde encontrar, é possível obter os contatos de telefone e e-mail de fornecedores.
O Consórcio PCJ, deste modo, quer ampliar o consumo desses materiais, ao mesmo tempo em que fomenta na comunidade e no poder público, a necessidade de redução de impostos para alavancar o consumo desses materiais que promovem economia de água e energia elétrica. Estudos do Consórcio PCJ atestam que uma construção de 190 m², como a Casa Modelo, construída e decorada de forma sustentável, pode acarretar uma economia de até 60% no consumo de água e energia elétrica.