Casa Modelo concorre ao Prêmio ANA nessa quarta-feira (05) na categoria Organismos de Bacias

O projeto Casa Modelo EcoDecor, realizado pelo Consórcio PCJ e parceiros em 2011, é finalista do Prêmio ANA 2012, na categoria Organismos de Bacias. A Casa Modelo concorre com outros dois projetos, “Resolução de Conflitos de Uso de Áreas de Preservação Permanente em Pequenas Propriedades Rurais do Oeste de Santa Catarina” do Consórcio Iberê (SC) e “1ª Expedição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba” do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba. O ganhador será conhecido nessa quarta-feira, dia 05, no auditório da Caixa Cultural, em Brasília (DF).

A Casa Modelo foi construída pelo Consórcio PCJ e parceiros, em 2009, e apresentou novas técnicas de construção civil na área da sustentabilidade. Em 2011, diante das novidades no setor, o Consórcio PCJ convidou 13 arquitetos para decorarem a Casa com materiais sustentáveis e que utilizassem em sua fabricação materiais que não agredissem o meio ambiente ou que fossem menos poluentes. No total, 14 ambientes foram projetados e decorados.

Em cada ambiente projetado os materiais utilizados para decoração são sustentáveis, provenientes de reaproveitamento e reuso. Pisos feitos a partir de restos de vidros, com espessuras menores e mais resistentes, novas torneiras inteligentes com consumo menor de água, como a com 1/6 de volta, lâmpadas dos mais variados modelos de LED. Móveis fabricados com madeira de demolição e de PET são algumas das novidades que os visitantes podem conferir na Casa Modelo.

As arquitetas Amábille Almeida e Luciana Galoccio, responsáveis pelo projeto dos banheiros pedagógico, masculino e feminino da Mostra Casa Modelo EcoDecor foram as escolhidas pelo público que frequentou a mostra como o Melhor Ambiente projetado. 

As reformas realizadas na Casa Modelo pelos arquitetos foram mantidas e as visitas de grupos escolares, técnicos e universitários à construção foram intensificadas em 2012.

Instituído em 2006, o Prêmio ANA busca identificar ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontar caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento das atuais e futuras gerações. 

Em 2012, o Prêmio ANA recebeu 363 inscrições, entre as quais a Comissão Julgadora selecionou 44 projetos semifinalistas. Quatro categorias tiveram seis trabalhos selecionados (Água e Patrimônio Cultural, Empresas, Ensino e Governo), enquanto as quatro demais (Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica) contaram com cinco escolhidos cada. Todos foram vistoriados pela ANA, exceto os da categoria Imprensa.

O Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Hortolândia (SP), Angelo Perugini, ao lado de integrantes da equipe da entidade estarão presentes à Cerimônia de Premiação nessa quarta-feira. 

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo