20.10.2017 - Encontro de Jornalistas nas Bacias PCJ recebe 170 participantes para debater sobre o tema água na mídia brasileira

O papel da mídia sobre a sensibilização da comunidade em relação à água e seus impactos futuros deu o tom dos debates no Encontro de Jornalistas, promovido pelo Consórcio PCJ na última quarta-feira, dia 18, na PUC-Campinas, e contou com a presença de 170 participantes, entre jornalistas, assessores de imprensa, técnicos de gestão de recursos hídricos, educadores e alunos de jornalismo.

O encontro teve como palestrantes os jornalistas: João Freire, consultor de comunicação do 8º Fórum Mundial da Água, Dal Marcondes, do Instituto Envolverde e colunista da Revista Carta Capital, e os jornalistas Phelipe Siani e Mari Palma da TV Globo.

Freire expôs um panorama sobre a organização e os preparativos para o Fórum e apresentou dados preocupantes sobre a sensibilização da sociedade brasileira acerca da problemática da água e do meio ambiente. Os que mais chamaram a atenção foram que, segundo os dados mostrados, 53% da população nunca ouviu falar de desenvolvimento sustentável, 80% não considera a falta de saneamento básico um problema, 61% não se preocupa com a poluição de fontes de água e 11% não sabe apontar nenhum problema ambiental.

“O papel da comunicação do 8º Fórum Mundial da Água não é o de simplesmente promover o evento, mas sim de disseminar na comunidade maior entendimento sobre a importância da água em políticas públicas”, disse Freire.

O consultor do Fórum ainda atentou para a estratégia de divulgação que a organização está seguindo e deve intensificar nos próximos meses através de parcerias e engajamentos com diversas entidades na promoção do evento. Além disso, ele destacou as ferramentas atuais de divulgação: o site oficial (www.worldwaterforum.org), a News Letter, e a presença marcante nas mídias sociais (facebook, twitter e instagram).

Freire também comentou sobre o Festival de vídeos do Fórum, intitulado “A Voz dos Cidadãos”. Cidadãos de qualquer lugar do mundo, pode enviar vídeos sobre questões relacionadas à água ou à falta dela, até 03 de dezembro. Os filmes selecionados serão exibidos antes das sessões temáticas do 8º Fórum Mundial da Água. Os vídeos selecionados receberão US$400.

Dal Marcondes destacou sobre a pauta da água nas redações, pontuando que meio ambiente é um tema transversal. “Não há necessidade de uma editoria específica para abordar temas ambientais, como a água. Toda pauta é possível fazer alguma relação com água e meio ambiente, seja qual tema for”, comentou.

A questão de humanização da notícia como forma de esclarecer melhor a população sobre questões mais técnicas como assuntos relacionados a água foi apontada como uma importante ferramenta de sensibilização por todos os jornalistas palestrantes.

Compromissos da Comunicação na divulgação da gestão de recursos hídricos

Durante o encontro, o Consórcio PCJ, por meio da sua Assessoria de Comunicação, apresentou o documento “Compromissos da Comunicação com a divulgação da Gestão de Recursos Hídricos”, que tem por objetivo auxiliar e nortear ações de comunicação das assessorias de imprensa das entidades que formam o sistema de gerenciamento de recursos hídricos.

No total, são 13 compromissos de atitudes que pretendem intensificar a disseminação de informações acerca da gestão da água e formas de participação e engajamento da comunidade. A intenção é utilizar a divulgação do sistema de gerenciamento de recursos hídricos como uma importante ferramenta de sensibilização.

“O objetivo dos 13 compromissos é atuar em duas vertentes. A primeira, obviamente, é auxiliar as assessorias de imprensa com diretrizes que auxiliem a produção de pautas relacionadas à água e sua capacidade de ser reproduzida pelas redações dos veículos de imprensa. E o segundo viés é o uso da mídia como poderosa ferramenta de sensibilização sobre gestão participativa dos recursos hídricos”, atentou o gerente de comunicação do Consórcio PCJ, Murilo Sant’Anna, durante o evento com jornalistas.

O documento ainda está recebendo contribuições de assessorias de comunicação dos municípios e empresas associados, como também de demais entes do sistema e está disponível no site www.agua.org.br. Os interessados que queiram contribuir com sugestões e melhoramentos com o teor documento devem fazê-lo pelo e-mail imprensa@agua.org.br até o dia 31 de outubro. Acompanhe abaixo cada um dos compromissos por ora propostos pelo Consórcio PCJ.

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