30.11.2017 - Destaques do ano são premiados pelo Consórcio PCJ em Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’água

O Consórcio PCJ apresentou no dia 30 de novembro, durante o Seminário de Avaliação do Projeto “Gota d’Água”, realizado no Museu da Água, em Indaiatuba (SP), com a presença do Presidente da entidade e prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza. Esse ano, os municípios participantes tiveram de produzir vídeos com o tema do projeto que é “Compartilhando Caminhos para Brasília 2018”, com objetivo de engajar as pessoas a participar do 8º Fórum Mundial da Água.

Foram eleitos cinco vídeos como “Destaques do Ano” e outros cinco receberam Menção Honrosa. Entre os destaques uma banca formada por técnicos da área elegeu o melhor vídeo que recebeu o prêmio “Sua Gota Faz a Diferença” e uma vaga na comitiva do Consórcio PCJ para o Fórum Mundial da Água, em Brasília (DF).

No total, 40 municípios participaram do Projeto Gota d’Água 2017 e destes, 20 se inscreveram na premiação. Como “Desques do Ano” foram selecionados pela Comissão Interna do Consórcio PCJ: Artur Nogueira, Campinas, Indaituba, Limeira e Nova Odessa. Receberam Menção Honrosa, os vídeos das cidades de: Cosmópolis, Holambra, Louveira, Vinhedo e Sanasa/Campinas.

Cada um dos Destaques pôde realizar apresentação de cinco minutos para defender seus vídeos e projetos para a Banca do Seminário de Avaliação, que foi composta pela professora doutora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Adriana Braga, pesquisadora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Luciana Fernandes, e pelo consultor e coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, Tiago Georgetti.

O município de Arthur Nogueira foi eleito pela Banca como o melhor vídeo entre as cinco produções e levou o troféu “Sua Gota faz a Diferença” e de quebra ganhou uma vaga na comitiva do Consórcio PCJ para o 8º Fórum Mundial da Água, com direito passagem, hospedagem e participar de todos os dias no evento.

O vídeo de Arthur Nogueira destacou a importância da água e os projetos que o município está realizando pela conscientização e sensibilização da comunidade.

“O desafio foi unir todas as atividades que nós conseguimos desenvolver durante o ano, já que envolvemos todas as escolas municipais, que somam um total de 23, desde creches e escolas de educação infantil e ensino fundamental, mas também, porque conseguimos engajar a sociedade”, disse Elaine Boer, secretária de educação de Artur Nogueira.

O Presidente do Consórcio PCJ destacou o trabalho relevante do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, pontuando sobre o trabalho junto às crianças na busca pela sustentabilidade hídrica. “O futuro da disponibilidade da água passa pela conscientização de que esse precioso liquido é vital e finita”, comentou Bill.

Ele ainda mencionou a importância da busca de soluções e troca de experiências, ao abordar sua viagem para Israel, no mês de setembro. Bill também destacou a aprovação em Nova Odessa, na início desse semana, de duas leis do pacote de combate às enchentes e preservação dos recursos hídricos. As leis, que já foram aprovadas na Câmara e publicadas na última terça-feira, 28, no Diário Oficial do Município, criam áreas específicas para construção de piscinões e autorizam a elaboração de um plano de macrodrenagem municipal.

A premiação contou também com as presenças do Superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE), o Eng. Sandro de Almeida Lopes Coral, do vereador do município de Rio Claro e Presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, Júlio Lopes.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O Projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias PCJ, foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do “Projeto Gota D’Água: #PreserveCadaGota”, a partir de 2014. A iniciativa pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Em 2016, mais de 232 mil pessoas foram atendidas pelo projeto.

Este ano as capacitações tiveram como tema “Compartilhando Caminhos para Brasília 2018” e abordaram sobre a realização do 8º Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre o tema, que acontecerá em março de 2018 no Brasil, em Brasília (DF). A expectativa é que em média 200 mil alunos dos municípios associados tenham participado do Projeto.

DSC_0971

Destaque do ano e ganhador do prêmio “Sua Gota faz a Diferença” – Artur Nogueira

DSC_0902

Destaque do ano – Nova Odessa

 

 

 

 

 

 

 

DSC_0876

Destaque do ano – Limeira

DSC_0869

Destaque do ano – Indaiatuba

DSC_0849

Destaque do ano – Campinas

DSC_0823

Menção Honrosa – Cosmópolis

DSC_0832

Menção Honrosa – Vinhedo

DSC_0825

Menção Honrosa – Holambra

DSC_0827

Menção Honrosa – Louveira

DSC_0830

Menção Honrosa – Sanasa Campinas