02.08.2017 - Campinas e Valinhos definem parceria para água e esgoto

Os prefeitos dos municípios associados ao Consórcio PCJ de Valinhos, Orestes Previtale, e de Campinas, Jonas Donizete, se reuniram na última segunda-feira (31) no Palácio dos Jequetibás, sede do governo campineiro, para discutir parcerias para a área de saneamento básico.

As prefeituras têm objetivo de viabilizar uma parceria entre as administrações para ampliar e melhorar a qualidade do tratamento de esgoto e água das duas cidades, resolvendo assim problemas comuns de tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto – Capuava que fica em Valinhos, e na Estação de Tratamento de Esgoto – Samambaia que fica em Campinas.

O protocolo de intensões entre os dois municípios será assinado na próxima semana, segundo informações da assessoria de imprensa de Valinhos.

“Dentro deste protocolo de intenções, nós teremos a condição de tratar melhor o esgoto que vai parar no Rio Atibaia e com isso melhorando a qualidade da água captada por Campinas”, afirma o prefeito Orestes Previtale.

O assunto já vem sendo tratado pela equipe técnica do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e a SANASA – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento –, o que resultou neste protocolo de intenção. O documento já tem um parecer favorável e será assinado na Prefeitura de Valinhos para concluir a parceria, na terça-feira da semana que vem (8).

Hoje, Valinhos está com a capacidade da ETE – Capuava saturada. A situação é obstáculo para novos investimentos na cidade.

“Para Campinas vai ser bom, pois a Estação de Tratamento – Samambaia vai poder tratar o esgoto na ETE de Valinhos e devolver a água limpa ao Ribeirão Pinheiros, que deságua no Rio Atibaia, onde Campinas capta água para tratamento e abastecimento da cidade. Teremos uma água melhor”, conclui o prefeito Jonas Donizette.

Texto e Foto: Divulgação/DAEV