BLOG

Fique por dentro do mundo do gerenciamento de recursos hídricos e das ações do Consórcio PCJ em prol da água.

O Ecoturismo e a Educação Ambiental

17 julho 2018



Por Andréa Borges – Gerente Técnica do Consórcio PCJ

O Consórcio PCJ desenvolve desde 1989 ações voltadas à Educação Ambiental, visto a importância da sensibilização de toda a sociedade sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções. Atualmente, o carro chefe do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental é o Projeto Gota d’Água, que tem como objetivo ampliar as ações já realizadas nas Bacias PCJ para todos os setores da sociedade.

Em 2018, o Projeto Gota d’Água está trabalhando em suas capacitações a importância do Ecoturismo como forma de desenvolvimento sustentável para toda a região. É possível que todos nós façamos uso dos recursos naturais, desde que de forma responsável e consciente, contribuindo para a geração de recursos financeiros, que podem ser reaplicados em programas ambientais.
Mas o que é Ecoturismo? De acordo com o Ministério do Turismo, Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

As escolhas de estratégias e ações para o turismo sustentável estão inseridas nas formas de gestão ambiental, ou seja, os destinos turísticos podem tornar-se um fator determinante no seu crescimento socioeconômico, visto que os produtos eco turísticos dependem de áreas naturais conservadas para o seu desenvolvimento. É importante que o ecoturismo seja uma atividade econômica complementar às já existentes, de forma a preservar as atividades realizadas pelas populações inseridas nestas áreas, especialmente as que apresentam formas tradicionais de manejo dos recursos naturais distintas das populações localizadas em grandes centros urbanos.

As bacias PCJ apresentam grande potencial turístico, sendo possível promover o ecoturismo visando a preservação do patrimônio histórico e cultural da região. O primeiro passo para os municípios é reconhecer os valores existentes em suas localidades e organizá-los, de modo que os setores público, privado e toda a comunidade possam atuar juntos para obterem resultados significativos nas áreas ambiental, econômica e social.

E de que forma a educação ambiental está inserida nesse processo? A Conferência Intergovernamental de Tbilisi, em 1977, define que: “A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida”.

Desta forma, a educação ambiental deve ser utilizada como uma importante ferramenta nas ações de Ecoturismo, sendo empregada no trabalho contínuo de sensibilização e conscientização das pessoas, a fim de que elas se sintam parte da natureza e responsáveis pela preservação do meio ambiente, à medida que elas percebem que o mundo é sua casa e precisa ser protegido, para esta e para as próximas gerações (SMA, 2010).

Participe com a gente desse desafio, e contribua para a preservação ambiental das Bacias PCJ! No site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br) está disponível um Curso On-line de Ecoturismo, onde é possível saber mais sobre o assunto e trocar experiências com pessoas de diversas localidades interessadas na prática do turismo sustentável. Até logo 😉

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS

MINISTÉRIO DO TURISMO. 2010. Ecoturismo: Orientações Básicas. 2ª edição. Disponível em: www.turismo.gov.br. Acesso em: 02/05/2018.

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2014. Cadernos de Educação Ambiental – Ecoturismo. 2ª edição. Disponível em: http://www2.ambiente.sp.gov.br/cea. Acesso em: 02/05/2018.


VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
Facebook Youtube Instagram Twitter
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados