Conheça mais sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030

A ONU (Organização das Nações Unidas) lançou, em setembro de 2015, uma agenda com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 Metas com os direitos fundamentais da humanidade. Os ODS e suas Metas possuem o prazo de conclusão de seus objetivos em 2030 e ampliam o escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que foram lançados em 2000 e tinham metas a serem cumpridas até 2015.

As ações do Consórcio PCJ estão diretamente e indiretamente com todos os objetivos, em especial o ODS 6, que trata sobre “Água Potável e Saneamento”, assegurando a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos, e o ODS 14, que trabalha sobre proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, onde podemos enquadrar as ações de reflorestamento de matas ciliares.

No Brasil, a principal iniciativa desenvolvida com foco no setor privado é a Rede Brasil do Pacto Global. A Rede é parte do Pacto Global das Nações Unidas e, para implementar o ODS 6, lançou mão do ODS 17 e fez grandes parcerias para criar o “Menos Perda, Mais Água”. Atuando no apoio a iniciativas e programas que evitem o desperdício de água no país.

Já o ODS 6 inclui oito Metas globais que são universalmente aplicáveis e de grandes pretensões. Contudo, cabe a cada governo decidir como implantar essas Metas ao planejamento de cada nação. Ao destrinchar o Objetivo 6 temos as seguintes Metas:

6.1 – Alcançar o acesso universal e equitativo à água potável, segura e a preço acessível para todos;

6.2 – Alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos e acabar com a defecação a céu aberto;

6.3 – Melhorar a qualidade da água, o tratamento das águas e residuais e a reutilização segura;

6.4 – Aumentar a eficiência do uso da água e garantir o abastecimento de água doce;

6.5 – Implementar a gestão integrada dos recursos hídricos;

6.6 – Proteger e restaurar os ecossistemas relacionados com a água;

6.a – Ampliar a cooperação internacional e o apoio à capacitação;

6.b – Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.

Os Objetivos foram criados em 2015 e debatidos por líderes na sede da ONU, em Nova York. Dessa forma foi decidido o plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras.

Existem 17 Objetivos que devem ser cumpridos até 2030. Os assuntos são variados e passam por temas como saúde, pobreza, educação, igualdade de gênero, energia limpa, economia, sustentabilidade, paz, justiça, clima e meio ambiente. Para conhecer mais sobre a Plataforma da Agenda 2030, os Objetivos, desafios, Metas e muito mais é só acessar o site da ONU, ou clicar no link: http://www.agenda2030.com.br/.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

22 de fevereiro de 2024

Por Mariane Leme • Assistente de Projetos do Consórcio PCJ  O saneamento básico é essencial para dispor de um ambiente favorável à saúde. Os tratamentos…

Pular para o conteúdo